©2019 Suzana Silva Tênis.

POR QUE TÊNIS?

O tênis já foi chamado de "xadrez em movimento" por envolver pensamento estratégico o tempo todo. É um esporte elegante, que, por não apresentar contato físico direto, pode ser praticado conjuntamente por homens e mulheres de todas as idades. O tênis foi criado por cavalheiros, e possui em sua essência um código de conduta respeitoso às regras e aos adversários. Seus diferentes formatos - simples, duplas e equipes - promovem desafios constantes e variados, gerando tanto o desenvolvimento interior como a inteligência interpessoal. É um esporte para a vida toda!

 

NOSSO MÉTODO DE ENSINO

O Método Suzana Silva de ensino de tênis para crianças foi criado em 1997 pela professora Suzana Silva - campeã brasileira infanto-juvenil em várias categorias e formada em Educação Física pela USP -  e pelo professor Marcos Vasconcelos,  formado em Esporte pela USP. Além de ensinar a jogar tênis, o Método trabalha valores internos ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, pensando no desenvolvimento do tenista e do ser humano completo.

O Método consiste em cinco cursos de tênis: Le Petit, Básico, Intermediário, Avançado e Treinamento Tático.  Cada curso possui conteúdos específicos que organizam o ensino dos golpes do tênis em combinações cada vez mais complexas.  As aulas são divertidas e adequadas ao crescimento e desenvolvimento da criança.

Os valores RESPEITO - CRIATIVIDADE - COOPERAÇÃO - PACIÊNCIA - CORAGEM - EMPATIA - GARRA - AUTONOMIA - DISCIPLINA - RESILIÊNCIA são trabalhados ao longo dos cursos, tanto nas atividades propostas em nossas aulas como nos eventos competitivos e formativos. 


Para passar de um curso para outro as crianças são avaliadas semestralmente.  A evolução delas ao longo do processo dependerá de sua dedicação e ritmo de desenvolvimento.  Nosso objetivo é educar através do tênis para que cada criança chegue ao seu pleno potencial.



Veja a seguir os conteúdos de cada curso e valores trabalhados:

 

LE PETIT TENNIS

Faixa etária: de 3 a 5 anos

Número máximo de alunos por turma: 10 (cinco por instrutor)

Conteúdo programático: o ensino das habilidades pré-desportivas correr, saltar, saltitar, arremessar e rebater é feito através de estórias, que indicam tarefas simples e divertidas para as crianças realizarem.  Lateralidade, tempo de reação e coordenação motora geral e olho-mão capacidades psicomotoras mais trabalhadas neste curso.

Eventos: Festivais - Circuito de habilidades pré-desportivas não competitivas envolvendo deslocamentos, arremessos, lançamentos, e rebatidas.  1 por semestre.


Raquetes: 17, 19 e 21 polegadas

Quadra: 8m

Bolas: Grandes, de plástico ou espuma

Valores: RESPEITO E CRIATIVIDADE

CURSO BÁSICO

Faixa etária: de 6 a 8 anos, 8 a 10 anos, 10 a 12 anos

Número máximo de alunos por turma: 12 (seis por instrutor)

Conteúdo programático: golpes básicos do tênis (forehand, backhand, voleios, saque e smash) e repertório completo de deslocamentos e equilíbrios.  O ensino é feito através de seqüências pedagógicas desafiadoras com variedade de dinâmicas cooperativas e opositivas  Percepção de tempo e espaço,  ritmo, agilidade, tempo de reação, coordenação e equilíbrios são as capacidades psicomotoras mais trabalhadas neste curso.


Eventos: Festivais de habilidades e Festivais de jogos curtos com auto-lançamento e saque.  2 por semestre. Clínica de Férias: 2 por ano


Raquetes: 21, 23 e 25 polegadas

Quadra: 11m

Bolas: Vermelha (75% mais lenta)

Valores: PACIÊNCIA E COOPERAÇÃO

CURSO INTERMEDIÁRIO

Faixa etária: 8 a 10 e 10 a 12 anos

Número máximo de alunos por turma: 6

Conteúdo programático: combinação dos golpes básicos e deslocamentos entre si, com técnica mais apurada e utilização de alvos com intenção tática.  O ensino é feito através de drills e de jogos semi-abertos e abertos, com atenção ao desafio ótimo para que cada aluno atinja seu potencial.  Timing, agilidade e pensamento hipotético são bastante trabalhados neste curso.

 Eventos: Festivais de jogos e torneios de simples e duplas: 2 por semestre.  Início aos torneios federados.  Intercâmbios. Clínica de férias: 2 por ano.

Raquetes: 23, 25 e 26 polegadas

Quadra: 18m

Bolas: Laranja (50% mais lenta)

Valores: CORAGEM E EMPATIA

CURSO AVANÇADO

Faixa etária: 9, 10, 11 e 12 anos


Número máximo de alunos por turma: 6

Conteúdo programático: aprendizado dos golpes especiais e aplicação tática em todas as fases do jogo (sacar, responder, trocar bolas, subir à rede, passar o jogador da rede). O ensino é feito através de drills fechados e semi-abertos e de jogos abertos, com a sensibilização do aspecto técnico que queremos melhorar em cada aluno.  Resistência, velocidade, agilidade e força serão trabalhados em exercícios usando o peso do próprio corpo e elásticos.

Eventos: Team Tennis e Torneios com a contagem oficial do jogo: 2 por semestre.  Torneios Federados.  Intercâmbios.  Clínicas de Férias: 2 por ano.

Raquetes: 26 e 27 polegadas

Quadra: 24 m

Bolas: Verde (25% mais lentas)

Valores: AUTONOMIA E GARRA

TREINAMENTO TÁTICO

Faixa etária: 11, 12, 13 anos em diante


Número máximo de alunos por turma: 4

Conteúdo programático: alunos que já dominam todos os fundamentos (boa mecânica de saque, resposta de saque ofensiva, capacidade de ataque com os golpes de fundo, capacidade de contra-atacar com passadas e lobes, capacidade de jogar no meio da quadra e jogo de rede completo) entram nesta fase. Em cada semana trabalharão um tema tático diferente, para saberem usar suas "armas" para vencer jogos.

Eventos: Torneios Federados e Confederados.  Clínicas de Férias: 2 por ano.

Raquetes: 27 polegadas

Quadra: 24 m

Bolas: Amarela

Valores: DISCIPLINA E RESILIÊNCIA

 

Agende uma aula experimental gratuita!